PLAYGROUND - CERTIFICADO PELA ABNT
















Entre no Site http://www.playgroubd.com.br/ e vejam a difereça da qualidade e segurança dos brinquedos certificados pela ABNT - Agência Brasileira de Normas Técnicas.

ARTIGO EDITADO NESTE BLOG PARA QUE OS MORADORES DE CONDOMÍNIOS POSSAM VERIFICAR, SE VALE A PENA OU NÃO, INVESTIR NA QUALIDADE DE BRINQUEDOS COM MAIOR QUALIDADE E SEGURANÇA DE SEUS FILHOS.

"A segurança das crianças nos parquinhos"

Os parques infantis são locais onde se busca alegria e diversão para as crianças. Porém eles também são locais onde podem ocorrer acidentes ou problemas, mas que quase sempre podem ser prevenidos. É responsabilidade dos adultos tomar todas as providências para evitar que tais fatos ocorram.

As recomendações abaixo servem tanto para o parquinho na pracinha da esquina, como para parques de maior porte.

A primeira regra a ser seguida é a recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria, na sua Campanha de Prevenção de Acidentes: "Fique por perto!". Em qualquer local, situação ou circunstância, jamais deixe sua criança sozinha. Nem mesmo por alguns instantes! Mantenha-a sempre sob observação constante, mesmo que à distância.

Ao chegar ao local, observe o ambiente, procurando identificar antecipadamente os possíveis riscos e locais ou brinquedos perigosos. Procure fazer desta atitude um hábito, tendo sempre um "plano" preparado para possíveis emergências. Mas sem "neurose", lembrando-se que o objetivo desta atitude é de garantir que nada vai atrapalhar a diversão.

Tente identificar as saídas do local , estabelecendo "rotas de fuga", em caso de uma emergência.

Outro item muito importante é verificar as condições de conservação dos brinquedos, se estão bem mantidos ou se há sinais de abandono ou manutenção inadequada, o que pode aumentar muito os riscos de um acidente.

Procure vestir sua criança com roupas coloridas bem visíveis e se o parque for grande, coloque uma pulseira contendo dados de identificação, como nome dos responsáveis, endereço e telefone para contato. Quando possível, dependendo da idade da criança, combine um ponto de reunião como referência no caso de ocorrer um desencontro.

Jamais confie sua criança aos cuidados de estranhos, nem por breves momentos. Mesmo se for alguém que se conhece "de vista", de outras visitas ao parque.

Uma recomendação óbvia é permitir que sua criança utilize apenas os brinquedos adequados para a sua idade. Se não houver indicação do próprio parque, procure se informar com funcionários do local, ou com seu pediatra. Na dúvida, não permita o uso até ter certeza da segurança.

É saudável e importante ensinar a criança a ter cuidado e se preocupar com sua própria segurança. Mostre e exlique a ela os riscos, por exemplo, para quem passa próximo a um balanço em movimento.
Descubra você outros perigos escondidos e como evitá-los.
E assim você e seu filho terão, com certeza, bom passeio e boa diversão!

Dr. Ruy do Amaral Pupo Filho
Pediatra e Neonatologista
Consultor científico do Guia do Bebê